Este blog tem como objectivo ser uma fonte de divulgação das actividades de angariação de fundos organizadas em prol da festa em honra da Nossa Senhora do Rosário, em 2012.

Um pouco de história



As Festas de Vilarinho em Honra de Nossa Senhora do Rosário realizam-se por tradição no segundo fim de semana de Maio. São organizadas pela Comissão de Festas, e normalmente têm a duração de 4 dias e são um espaço de convívio e reencontro. Reencontro dos amigos que não se vêem ao longo do ano, e o reencontro dos que aproveitam a festa para matar saudades da sua terra natal!
As  Festas de nossa Senhora Do Rosário realizaram-se já a algum tempo e desde esse momento que a sua dimensão não tem parado de crescer. Para além da presença de grandes nomes da música portuguesa, as Festas de Nossa Senhora do Rosario são igualmente famosas pelo seu fogo-de-artifício e por uma série de Tradições, das quais se destacam a Procissão (tarde de Domingo).

A freguesia de Vilarinho teve, noutros tempos, quatro festas anuais. Em Janeiro realizava-se a Festa de S. Sebastião que chegara a atingir certa notoriedade. Organizava-se uma outra festa de soldados que se manteve enquanto não terminou a Guerra do Ultramar, em que as comissões eram constituídas por jovens que acabavam ou estavam a prestar serviço militar. Em Fevereiro mantém-se a Festa de S. Brás, santo com muitos devotos na freguesia de Vilarinho e freguesias vizinhas, que todos os anos se deslocam à Igreja do Mosteiro para o venerarem. O Lausperene e a Procissão do Corpo de Deus também têm tido uma grande participação por parte dos paroquianos, apesar do seu caris simplesmente religioso. S. Miguel, que se celebra em Setembro, apesar de ser o santo padroeiro de Vilarinho não tem sido motivo de uma celebração especial.

No entanto, no segundo domingo de Maio, desde há mais de 50 anos a esta parte, se realiza, todos os anos, a maior festa de Vilarinho - A Festa em Honra da Nª Sra. do Rosário. Inicialmente, os romeiros vinham com os seus merendeiros logo pela manhã, assistiam à eucaristia e no fim, espalhavam-se pelos campos para almoçar do que traziam. Da parte da tarde, havia o sermão, o terço, a benção e, a encerrar, a procissão.

Com o passar dos tempos e acompanhando o que se ia fazendo um pouco pelas freguesias vizinhas mais desenvolvidas, surge em 1979 uma Comissão de Festas que introduz uma parte profana às Festas de Nª Sra. do Rosário. Além dos vários divertimentos, realizou-se uma grande noitada com espectáculos de variedades. Daí até hoje foi-se melhorando gradualmente a qualidade dos músicos deste tipo de festas populares. A festa começa a ter um cada vez maior número de visitantes e é então que, há poucos anos atrás, em vez de se realizar apenas a noitada tradicional de sábado, juntou-se-lhe uma outra noitada à sexta-feira. Quanto à parte religiosa, tem-se rezado o terço, seguido de procissão de velas, no sábado. No domingo há missa pela manhã e a procissão de tarde. As festas terminam com uma procissão de velas na segunda-feira.